Socialismo
O socialismo é um sistema de organização social e econômica fundado na propriedade pública e na administração coletiva ou estatal dos meios de produção. Trata-se também de uma teoria filosófica e política que desenvolveu o filósofo alemão Karl Marx, e do movimento político que procura estabelecer este sistema. O socialismo postula a regulação das atividades econômicas e sociais por parte do Estado e a distribuição dos bens. Esta corrente defende que o controlo administrativo deve recair sobre os mesmos produtores ou trabalhadores e sobre o controlo democrático das estruturas políticas civis por parte dos cidadãos.
As definições de socialismo vão sofrendo alterações ao longo da história e consoante o interlocutor. A sua doutrina tende a ser associada à procura do bem comum, à igualdade social e ao intervencionismo estatal, por exemplo.
O socialismo nasceu como um sistema anticapitalista, embora nas últimas décadas tenham surgido movimentos que começaram a expressar certas divergências. Em termos políticos, a sua intenção é de construir uma sociedade sem classes subordinadas umas às outras, seja através da revolução, da evolução social ou de reformas institucionais.
As conversões para o socialismo tradicional tornaram-se mais evidentes a partir da Segunda Guerra Mundial, com a Guerra Fria e, posteriormente, com a desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Desde então, os regimes socialistas têm vindo a adotar posturas mais flexíveis.
Nos dias que correm, países como Cuba, a China, a Coréia do Norte, a Líbia e o Vietnam autodenominam-se socialistas.
Princípios do socialismo:
- Total extinção da propriedade privada;
- Igual distribuição das riquezas produzidas;
- Concentração do poder na mão de um governo autoritarista (Ditadura);
- Extinção das leis de mercado;
- Falta de liberdade religiosa;
- Obrigação ao trabalho forçado;
- Não existência de liberdade política;
- Controle da mídia e das