Particulas fundamentais
Turma 303
Disciplina: Física
Professor : Marcus Eduardo
Componentes: Ana Paula ,Danielli ,Gisele ,Juliano ,Rodrigo.
Trimestre: 3°
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Gomes de Vasconcelos Jardim
As partículas fundamentais
Chamam-se partículas fundamentais às partículas constituintes do átomo (antigamente eram chamadas partículas elementares; mas, depois se descobriu que várias delas podem se desdobrar em duas ou mais partículas, isto é, não são elementares).
Atualmente conhecemos onze partículas fundamentais cuja existência está definitivamente comprovada. Além dessas, há várias que foram descobertas recentemente e cujas propriedades são muito mal conhecidas. As onze partículas são:
Elétron, ou negatron
Próton
Nêutron
Pósitron, ou elétron positivo
Neutrino
Méson leve positivo
Méson leve negativo
Méson pesado positivo
Méson pesado negativo
Méson pesado neutro
Fóton
Boson de higgs
Bóson ou Bosão de Higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partículas e provisoriamente confirmada em 14 de março de 2013. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares.
Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e bósons (partículas com spin inteiro).
Cosmologia
Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do universo a partir da aplicação de métodos científicos.
A cosmologia muitas vezes é confundida com a astrofísica que é o ramo da astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da física teórica. A confusão ocorre porque ambas ciências sob alguns aspectos seguem caminhos paralelos, e muitas vezes considerados redundantes,