Controladoria
a) Passo 1
Conceito de Eficiência e Eficácia
A eficiência pode ser definida como “ fazer certo todas as coisas”. Está associada ao respeito às normas e padrões estabelecidos, à satisfação e à superação de expectativas. Um profissional com esta característica desenvolve maneiras de realizar uma atividade com menor custo e maior rapidez e qualidade superior. Seu oposto atende pelo nome de retrabalho, motivo pelo qual a eficiência implica fazer certo da primeira vez.
A eficácia, por sua vez, significa “fazer a coisa certa”. É uma medida vinculada ao resultado. Assim, um vendedor pode visitar uma dezena de clientes num dia, mostrando-se muito eficiente. Porém, se não fechar negócio algum, terá sido ineficaz.
As organizações costumam estimular a busca da eficiência por um processo mecânico e protocolar. Pesquisas efetuadas, tabulações processadas e relatórios preenchidos passam a impressão de que o trabalho foi feito. É comum vermos lideres que solicitam aos membros de sua equipe informações variadas apenas para ocupar-lhes o tempo, sendo que fruto daquele trabalho alimentará apenas pastas suspensas e arquivos mortos.
Conceder valores e conteúdo ao trabalho, adotar procedimentos necessários, definir indicadores adequados para mensuração, e foco no resultado são algumas dicas a serem seguidas para unir eficiência e eficácia.
b) Passo 2
Subsistema da Empresa
Empresa: Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento Vissoli Ltda
Ramo de atividade: Fabricação e comercialização de artefatos de cimento para a construção civil.
Porte: empresa de médio porte.
Faturamento anual: R$ 4.800.000,00
Quantidade de funcionários: 25
Público alvo: Grandes construtoras
Tempo de vida: 20 anos
Os subsistemas variam de empresas para empresas, são feitos de maneira diferentes, pois as estruturas das empresas variam e são planejadas das mais diversas maneiras possíveis. Veja como se classificam os subsistemas: