Os 7 cs do e- commerce
Com a chegada da internet e os avanços tecnológicos o comércio eletrônico vem crescendo aceleradamente. Hoje um grande número de empresas trabalham através de sites de venda, utilizando a tecnologia como um facilitador de seus negócios, através do E- commerce, que é uma atividade econômica que envolve todas as transações comerciais como Compra, Venda e Pagamentos.
Pensando nesse desenvolvimento tecnológico a A.T Kearney, consultoria mundialmente reconhecida, criou um novo Mix de Marketing para essas atividades, denominados “7 cs”, uma ferramenta que tem como objetivo fornecer a melhor experiência digital para o cliente.
Segundo (A.T.KEARNEY, 2000). Embora o modelo dos “7Cs” da A.T.Kearney forneça as ferramentas necessárias para alcançar o êxito no mercado virtual, todos os “Cs” não são necessários em todos os momentos ou em todas as empresas. Algumas empresas necessitam de todos os “7Cs” para alcançar o êxito, enquanto outras podem necessitar de somente cinco. O uso dos “Cs” depende da empresa e seu estágio no relacionamento com o cliente. (A.T.KEARNEY, 2000).
Este trabalho consiste em fazer a identificação e a comparação desses “7 cs” dentro de sites de vendas, para esse comparativo optamos pelos sites de vendas de brinquedos das empresas PB Kids, Ri Happy Brinquedos e Toys Brasil.
Os 7 C´s e o E- commerce
Quais são os ingredientes para que um site de vendas da internet seja perfeito? Imagens em alta definição, descontos especiais, informações sobre o produto?
O Fato é que muitas empresas desconhecem a receita para o sucesso absoluto no e-commerce.
As organizações estão sendo forçadas a ampliar suas ferramentas, necessárias para as tomadas de decisões, uma vez que os clássicos 4 P´s ( produto, preço, praça e promoção) não são mais os únicos fatores a serem analisados dentre os varejistas eletrônicos.
Uma conceituada consultoria criou um novo Mix de Marketing para essas atividades, os “7 cs” que constituem os seguintes conceitos: