controladoria
“A controladoria se apoia num sistema de informações e numa visão multidisciplinar, sendo responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões. Por isso é que se exige dos profissionais da controladoria uma formação sólida e abrangente a cerca do processo de gestão organizacional”.
• Origem da Controladoria
A controladoria surgiu no início do século XX nos EUA, com o crescimento empresarial e um pouco depois com junções das mesmas, formando grandes organizações e consequentemente aumentando a abrangência de suas atividades. No Brasil foi incorporada a prática empresarial com a instalação das multinacionais americanas no país.
A controladoria varia para cada empresa e na maioria das vezes depende do ambiente institucional na qual se insere.
• O Papel da Controladoria
O papel da controladoria é zelar pelo bom desempenho da empresa, administração de normas e controles, orçamentos, planejamentos contábeis, e desenvolver sistemas e metodologias que proporcionem modelos gerenciais que melhorem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para os gestores que auxiliam na tomada de decisões.
• Organização em um contexto sistêmico
Influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa, onde as informações são geradas e colocadas à disposição dos executivos para tomadas de decisão.
• Criação de Valor A controladoria esta relacionada a vários tipos de informações, pesquisas que se juntam aos valores e conceitos das organizações, gerando padrões, processos e resultados que demonstram e acrescentam missão e valor a entidade e aos seus acionistas, ou seja, “O objetivo de uma companhia deve ser a criação de valor para os seus acionistas”.
A contabilidade gerencial, que contém