Controladoria
A informação estratégica pode ser definida da seguinte forma: trata-se das informações que a emprese precisa obter sobre seu ambiente operacional para poder mudar e desenvolver estratégias adequadas capazes de criar valores para os clientes e de ser vantajosos em novos mercados e industrias, em um tempo futuro.
A informação estratégica não deve ser comparada simplesmente com “informações do concorrente”, preparada por pequenos grupos de “analise de informações”, que realizam determinados trabalhos e pequenas para gestores de organização, a fim de ajudá-lo a tomar decisões chave, como, por exemplo, participar de uma joint venture com uma emprese especifica.
Historicamente, as empresas têm recorrido a várias abordagens diferentes para desenvolver previsões e informações sobre tendência.
Algumas grandes corporações têm –se baseados e grupos de planificação estratégicas para realizar estudos sobre tendências e usado suas descobertas para obter um panorama sobre o plano a ser seguido. Outras, especialmente as empresas de produtos de consumo, utiliza seus departamentos de marketing para mediante as pesquisas, conhecer as necessidades do consumidor e as tendências de mercado.
Muitas das grandes empresas, fabricantes de produtos farmacêuticos, por exemplo, confiam a orientação das tendências a departamento de pesquisa de empresas especializadas.
Enquanto muita empresa ainda utiliza um ou mais combinações dessa abordagem funcional para aprender sobre o futuro, é caro que chamadas empresas de classe mundial estão nesse momento criando um conjunto diferente de pressuposto sobre informações estratégicas.
Já não a encaram como uma função, mas como um processo de aprendizagem sistemática, ou uma continua atividade empresarial preocupada em modelar o futuro.
Existe outra diferença: a abordagem tradicional baseia- se no modelo isolado de informações operacional, em que um grupo de especialista prepara analises como base para a