Controladoria
A controladoria zela pelo bom desempenho da empresa, administrando as sinergias existentes entre as áreas, buscando também, maior grau de eficácia empresarial. O papel da controladoria é fazer os problemas serem superados, a fim de que a qualidade gerencial seja alcançada com maior agilidade.
O controller é o gestor encarregado do departamento de controladoria. Este deve, através do gerenciamento eficiente do sistema de informação, zelar pela continuidade da empresa, viabilizando as sinergias existentes. Com essa percepção, por fim, faz as atividades desenvolvidas em grupo alcançarem resultados superiores, diferentemente se trabalhassem isoladas. Quem ocupar esta função deve possuir uma visão ampla das operações de uma organização. É considerado um funcionário estratégico no fornecimento desta visão crítica.
Seus questionamentos devem ir além das considerações legais, chegando até mesmo ao nível ético.
2. PRÉ- REQUISITOS PARA SE TRABALHAR NO DEPARTAMENTO DE CONTROLADORIA.
À execução das atividades do profissional de controladoria, é exigida uma visão holística de toda a empresa, bem como, uma percepção mais apurada de alguns instrumentos gerenciais, tornando este, um profissional multidisciplinar.
Os controladores foram inicialmente recrutados entre os indivíduos das áreas de contabilidade e finanças das empresas, por possuírem, em função do cargo que ocupam, uma visão ampla da empresa que os habilita a enxergar as dificuldades como um todo e propor soluções gerais. Além disso as informações que chegam ao controller são predominantemente de natureza quantitativa, física, monetária, ou ambas.
Entre os requisitos necessários para o desempenho da função da Controladoria, podem-se elencar:
a) Um bom conhecimento do ramo de atividade ao qual a empresa faz parte, assim como dos problemas e das vantagens que afetam o setor;
b) Um conhecimento da história da empresa e uma identificação com seus objetivos, suas metas e suas políticas, assim como