Controladoria
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTROLADORIA EMPRESARIAL
PROFESSOR: GUILHERME HENRIQUE
AVALIAÇÃO 4ª UNIDADE
ALUNA:
MARIANA REGINA MENEZES DE SOUZA LINS
NATAL, RN
JUNHO DE 2013
Definição de controladoria
A Controladoria, segundo Orleans Martins (2005), tem a finalidade de garantir informações adequadas ao processo decisório dos gestores, colaborando assim para a busca pela eficácia da empresa e de suas subdivisões, levando-se em conta o aspecto econômico. O que é reafirmado por Mosimann, Alves e Fisch (1999) que comentam que a Controladoria pode ser conceituada como o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências de Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão Econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficiência.
Missão
A missão da controladoria é dar suporte a gestão dos negócios, assegurando que a empresa atinja seus objetivos e cumpra adequadamente suas metas. Através desse suporte que as empresas podem direcionar seus objetivos e metas, para que a controladoria possa auxiliar nesse processo.
Objetivo
Dentre vários objetivos que podemos citar da controladoria empresarial, apresentamos aqui alguns que merecem destaque: Promover a eficácia da organização; viabilizar a gestão econômica; promover a integração das áreas de responsabilidade. Ou seja, organizar a empresa de modo que ela venha a aperfeiçoar seus objetivos.
Autoridade Formal e Informal
A autoridade diz respeito a área da organização destinada para tomar decisões sobre eventos e atividades que possibilitem o suporte ao processo de gestão. A autoridade formal envolve instituição de normas, procedimentos relacionados com as atividades e funções, já a autoridade informal se efetiva através das funções de consultoria e assessoria