Controladoria
Escolha dos Objetivos e das Estratégias
A semântica da área de estratégia é imprecisa e confusa. Na vida real, inúmeras vezes o trabalho de formular estratégias para uma organização foi interrompido porque dois participantes significativos se recusaram a concordar com a definição de objetivo, meta, missão, propósito, etc.
Que se quer de uma organização?
É a estrutura do poder da empresa que vai determinar os objetivos da empresa, estratégias, políticas, procedimentos, programas, estruturas, etc, e esta determinação vai refletir o que expusemos. Se a “estrutura do poder” vai conseguir sucesso ou não, dependerá de seu relacionamento com os demais subsistemas e indivíduos que constituem a empresa, o que nos leva aos problemas comportamentais de participação, motivação, persuasão, aceitação de mudanças, comunicação, etc. A estrutura de poder, em geral, tem como objetivo principal à manutenção de seu poder e, se possível, o aumento deste poder.
Perguntas Básicas
Podemos formular as perguntas básicas a que uma organização deve responder, cujas respostas representarão o que se quer de uma organização:
FAZER - o que? SER - o que? ESTAR onde/quando?
As respostas a essas perguntas são o conteúdo dos objetivos (metas, alvos ou propósitos) genéricos de uma organização. Definem-se como objetivos genéricos de uma organização:
FAZER alguma coisa.
SER alguma coisa.
ESTAR em algum lugar ou em algum momento.
Os objetivos genéricos de uma empresa são:
FAZER alguma coisa, em algum local ou mercado, por algum tempo.
SENDO: Lucrativa, crescente, prestigiosa e duradoura.
Alguns autores chamam o conjunto de objetivos específicos de MISSÃO e consideram que, sendo ela também especifica, diferencia uma empresa das demais.
FAZER ou produzir um produto ou produtos ou serviço(s) em mercado(s) específico(s) de data tal