Contribuições
Temos como objetivo neste trabalho, colocar a relação entre o cliente e seu advogado, a responsabilidade a qual o advogado tem para prestar serviço, com qualidade e obrigação de prudência, conforme a constituição artigo 133, o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Tendo assim como promover a ordem jurídica da sociedade e ajudar seu cliente com discernimento para alcançar seu objetivo de suprir a necessidade a qual seu cliente procura. Ficando assim o advogado com a função não somente de auxiliar na consultoria como de amparar nas relações ao qual seu cliente necessita.
Analisando a relação mais que jurídica que se forma entre o advogado e o seu cliente, e identifica as hipóteses e as causas em que o advogado, no exercício de sua profissão, pode produzir prejuízos a seu próprio mandante. Buscamos doutrina e jurisprudência sobre o tema, os fundamentos legais e as formas procedimentais para que o cliente lesado acione os mecanismos ressarci tórios.
1. Responsabilidade civil A palavra Responsabilidade tem sua origem no verbo latino respondere, significando a obrigação que alguém tem de assumir com as consequências jurídicas de sua atividade, contendo, ainda, a raiz latina de spondeo, fórmula através da qual se vinculava no Direito Romano, o devedor nos contratos verbais.
1.1. Conceito de Responsabilidade Civil
A noção Jurídica da responsabilidade pressupõe a atividade danosa que atuando a priori ilicitamente, viola uma norma jurídica preexistente (legal ou contratual), subordinando-se, dessa forma, as consequências do seu ato (obrigação de repara).Trazendo esse conceito para o âmbito do Direito Privado, e se seguindo essa mesma linha de raciocínio, diríamos que a responsabilidade civil deveria da agressão a um interesse eminentemente particular, sujeitando, assim, o infrator, ao pagamento de uma compensação pecuniária a