CONTRIBUIÇÕES SOCIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO
GEÓRGINA DE SOUZA VIEIRA
CONTRIBUIÇÕES SOCIOLÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO
TRINDADE-PE
2015
Desde sua criação, a sociologia como estudo das relações sociais, contou com revolucionarias idéias de grandes pensadores que estabeleceram as bases sociológicas na educação, Émile Durkheim, Max Weber, Karl Marx, Gramsci e Pierre Bourdieu são exemplos desses precursores que deixaram heranças significativas ao desenvolvimento educacional e social da humanidade.
Os primeiros a consolidar suas idéias foram Durkeim, Weber e Marx, o primeiro, considerado como fundador da sociologia, defendia o ensino da moral laica e racional nas escolas publicas, o mesmo lançou bases para a teoria de socialização do individuo, onde considerava a família, a escola e outras instituições sociais como processo básico para essa socialização. O segundo, Weber, introduziu a sociologia da dominação, onde identificou três formas de pedagogia que levam ao aprendizado (carismática, tradicional,e burocrática), a carismática visa despertar as qualidades do individuo, a tradicional manter essas qualidades e a burocrática seria formação técnica, seu treinamento. Já Marx, identificava que toda a problemática de socialização estava na dominação de classes menos favorecidas e que, o sistema educacional não estimulava o pensamento critico.
Os pensadores Gramsci e Pierre vieram posteriormente, Gramsci é considerado o teórico da superestrutura, teoria que analisava os elementos superestruturais do capitalismo e a necessidade de suas superações, também elaborou o conceito de hegemonia, onde a classe dominante “educa” a classe dominada, de forma que essa classe permaneça em submissão e considere esse domínio natural, além de restringir-los do conhecimento de idéias revolucionárias. Bourdieu por sua vez contribuiu de forma considerável para a analise da educação e da instituição escolar, apesar de não haver um consenso em suas teorias, o