Contribuições dos parametros curriculares
Os PCN’S vêm equilibrar as necessidades e condições de educação no Brasil, apontam as diferenças sociais e minimizam provendo sucesso educacional. Ele revisa a educação e busca a formação dos alunos como pessoas e cidadãos, a consciência da escola sobre os alunos devem ter estrutura e elaboração desta nos seus parâmetros a fim de evitar fracassos, discutindo formas que contribuam e garantam acesso ao conhecimento garantido pelo Estado na Lei de diretrizes e Bases - LDB.
Com base na lei, as formações desenvolvidas no ambiente familiar, ou no decorrer do dia a dia com pessoas a partir de suas diferenças de cultura, são abrangências da educação, partes que integram o currículo escolar a ser desenvolvido nas escolas.
Qual a contribuição do Currículo e do Programa para a implementação das políticas educacionais?
O currículo deve ter uma base nacional comum a ser complementada por uma parte diversificada a qual as escolas têm liberdade de defini-los.
As disciplinas escolares deverão ser as mesmas em todo o território nacional.
A contribuição do currículo caracterizava-se pelo modo próprio de ser de cada escola, pelo bom funcionamento de suas atividades e pela forma padronizada de se trabalhar com a educação.
O currículo escolar contribui para a vida do aluno e da escola em constante ação, aluno e professores, no espaço escolar, constroem e formam, através de processos que dão valor ao cotidiano que vivenciam o currículo ideal para o desenvolvimento.
Os profissionais da educação devem buscar a valorização do conhecimento do senso comum, trazido pelos alunos quando chega à escola, como base para atingir o conhecimento formal ou