Contribuições de Piaget para o ensino aprendizagem
Maria Rafaela de Oliveira
Graduanda – FECLESC/UECE
Géssica Cryslânia da Silva
Graduanda – FECLESC/UECE
Janete Rodrigues de Lima
Graduanda – FECLESC/UECE
José Deribaldo Gomes dos Santos
Professor Doutor – FECLESC/UECE
RESUMO:
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo. Essas construções são possíveis graças à interação do sujeito com seu meio físico e social, e ao enfatizar a ação como o princípio básico desse intercâmbio. O objetivo da pesquisa foi identificar as contribuições da teoria piagetiana para o ensino e a aprendizagem. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. O conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos permitem um melhor planejamento do ensino assegurando uma aprendizagem mais significativa pelos alunos.
PALAVRAS CHAVE: Piaget, Epistemologia, Construtivismo.
INTRODUÇÃO:
Este artigo pretende de maneira necessariamente resumida refletir as contribuições de Jean
Piaget para o processo de ensino/aprendizagem, analisando suas teorias em base na educação e suas determinações. Piaget foi um importante teórico do processo do conhecimento humano
(epistemologia). A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da vida.
O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado pelas estruturas internas do sujeito, nem pelas características do objeto. Todo conhecimento é uma construção, uma