resumo do filme carandiru
Ao contrário do que se possa imaginar, Carandiru é bem mais do que um filme sobre a prisão. Ele também não fala apenas sobre a violência predominante dentro da cadeia ou sobre as injustiças da lei.
O filme conta histórias, fala de seres humanos e destrói alguns mitos tão popularizados na mente das pessoas, como a violência.Obviamente ela existia, fazia-se presente no dia-a-dia da cadeia. Mas, na maior parte do tempo, ela era controlada7200001295400 pelos próprios prisioneiros. Isso era necessário para ter um mínimo de segurança física e pessoal de cada um. Por isso, a "legislação" interna, a palavra de honra e um certo conceito derespeitabilidade eram indispensáveis. E rigorosamente respeitados.
Estas "leis" no Carandiru eram amplas, irrestritas e universais, atingiam a todos os pavilhões e a todos criminosos. Um novato que ainda não conhecesse as regras rapidamente aprendia a respeitá-las e da forma mais dura: na pele.Diante disso é claro observar que as regras que deviam ser impostas por parte dos presídios que são administrados pelo Estado,não são impostas como deveriam e muito menos fiscalizadas por parte do Estado,o que faz com que as leis feitas pelos presos prevaleçam.
O filme começa mostrando a relação entre os presidiário.Um presidiário ‘’chefe’',que se chama Negro Preto, tenta controlar a briga entre os presidiários dentro da cadeia.Esse presidiário ‘'chefe'' no decorrer da história mostra ser uma pessoa boa, que foi preso por matar um companheiro de roubo que tentou trai-lo.
O diretor do Carandiru relata que na prisão contem 7.000 presos,uma superlotação que fica evidente em todas as cenas do filme. Além disso,em uma de suas falas no começo do filme ele diz que quem manda no presídio são os presidiários.
Após esse inicio o filme começa a relatar a história do médico do presidio.Esse médico
(Luiz Carlos Vasconcelos) que se propõe fazer um trabalho de prevenção à Aids no maior presídio da América Latina,o