contribuição de taylor,fayol e ford
O tema "agrotóxicos" se mostrou muito amplo e especialmente importante do ponto de vista ecológico. Na pesquisa realizada, constatou-se que está se criando uma conscientização sobre os efeitos dos produtos químicos aplicados aos alimentos na natureza, e mais recentemente, sobre os efeitos dos mesmos sobre a qualidade de vida da raça humana.
Claramente existe dois lados a serem considerados. O crescimento rápido da população exige uma maior produção de alimentos, o que faz dos agrotóxicos artigos de necessidade primária para se obter maiores rendimentos nas plantações. Por outro lado, o uso desses produtos químicos causa uma série de problemas na natureza ,e na saúde humana, que podem chegar a atrapalhar a melhoria das condições de vida das pessoas, pois ai se encaixam várias doenças e a perda dos recursos naturais mais rapidamente devido a contaminação dos mesmos por estes produtos.
Ficou evidente que torna-se muito importante a educação dos produtores, uma maior orientação por parte de técnicos especializados, suporte do governo a essa orientação e a educação desses produtores como medidas contra conseqüências mais graves decorrentes do uso desses produtos químicos. Logicamente, cada cidadão deve tomar cuidados na escolha dos alimentos, boicotando aqueles que são sabidamente produzidos "a base" de agressões à natureza e consequentemente ao próprio ser humano.
14
1 INTRODUÇÃO
Agrotóxico é um composto tóxico utilizado para eliminar p ragas que atacam as culturas agrícolas. A indústria de agrotóxicos surgiu ap ós a Primeira Guerra
Mundial, quando as grandes corporações químicas internacio nais criaram subsidiárias produtoras de agrotóxicos, visando aproveitar as moléculas químicas desenvolvidas para fins bélicos. As primeiras unidades pr odutivas de agrotóxicos no
Brasil datam de meados da década de 1940. Contudo, a e fetiva constituição do