Contribuição da Rotatividade
Tecnicamente o turnover pode ser ocasionado por vários fatores, dentre eles:
Recrutamento e seleção com problemas
Baixo comprometimento organizacional
Problemas com clima organizacional
Suporte organizacional com problemas
Remuneração inadequada
Mercado de trabalho aquecido
Forma clássica de cálculo do turnover 1
\dfrac{{}\qquad\dfrac{\text{Nº de demissões} + \text{Nº de admissões}}{2}\qquad{}}{\text{Nº de Funcionários ativos (no último dia do mês anterior)}}
Há controvérsias quanto à adequação desta fórmula a organizações cuja taxa de turnover apresenta grande variação. Os call centers (terceirizados), por exemplo, passam por grandes oscilações em razão da sazonalidade da demanda por determinados produtos ou serviços. Muitas empresas comerciais tendem a aumentar o ritmo de atividade na época do Natal, por exemplo.
Nos call centers, a orientação geral é de que cada operação tenha o seu turnover calculado separadamente, para que seja mais preciso. O número final da empresa é obtido pela média ponderada de cada operação, sendo que o staff deve ser também considerado como uma operação.2
Em razão da controvérsia, são usadas duas modalidades de cálculo. A primeira leva em consideração apenas a taxa de desligamento, não considerando reduções do quadro.
Cálculo da taxa de desligamento
\dfrac{\text{Nº de demissões}}{\text{Nº de funcionários ativos (no último dia do mês anterior)}}
A segunda considera apenas as substituições, não sendo considerados desligamentos e admissões decorrentes de ampliação ou redução do quadro de pessoal pois, nestes casos, considera-se que não se trata de rotatividade.
Cálculo do turnover considerando substituições