Motivacional
O interesse nesse projeto de negócios surgiu da necessidade de solucionar o problema de rotatividade dos funcionários do estúdio fotográfico da empresa Adelaide Hespanhol, a qual atende pelo nome fantasia Fotomais. O problema foi identificado a partir de entrevistas feita com dois funcionários e uma ex-funcionária da empresa.
No decorrer do projeto apresentaremos a empresa em sua estrutura e organização, discutiremos o problema da alta rotatividade da empresa a partir da visão dos autores Chiavenato, Nascimento e Stewart. Indicaremos também, a solução para o problema da empresa a partir da implementação de práticas motivacionais para os funcionários como o aumento da porcentagem das metas.
Objetivamos neste estudo, investigar/analisar as causas da rotatividade dos funcionários do estúdio da Fotomais e os motivos que os levam a desligar-se da empresa, analisaremos também, como o problema da alta rotatividade dos funcionários vem afetando não só a qualidade dos serviços, bem como, a lucratividade da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A Empresa
O objeto de estudo desta pesquisa é a empresa ADELAIDE HESPANHOL DA SILVA ME, CNPJ 08.025.320/0001-08, que está localizada no município de Cariacica, na Avenida Expedito Garcia, nº 82, em Campo Grande. A empresa é mais conhecida pelo nome fantasia Fotomais e atua no mercado capixaba desde março do ano de 2006, oferecendo serviços de books, fotografias para documentos em geral, revelação de fotos, além do comércio varejista de artigos fotográficos e de informática (câmeras digitais, álbuns, molduras, pendrive, mouse, teclado, etc.). A Fotomais ainda tem uma filial que fica localizada no bairro da Glória no município de Vila Velha.
A empresa em sua organização está dividida por setores, os quais são: atendimento/vendas, estúdio fotográfico e um laboratório de revelação de fotos. A Fotomais tem uma área de 30m², é composta por 11 funcionários e um gerente que cumprem uma carga horária de oito