Contribuição da psicologia na educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CONTRIBUIÇÃO DA PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO
VANESSA APª. GOMES OSORIO RA: 5780169033
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina: Psicologia da Educação sob orientação do professor-tutor a distância: Cláudia Maria de Souza Oliveira
CAMPINAS
20013
INTRODUÇÃO:
A Aprendizagem tem sido definida como uma modificação relativa duradoura do comportamento obtido através do treino, da observação e da experiência. Esquemas de ação são as formas como o ser humano interage com o mundo. Nesse processo, ele organiza mentalmente a realidade para entendê-la, desenvolvendo a inteligência. As formas de interação evoluem progressivamente conforme a faixa etária e as experiências individuais. Este trabalho fala um pouco da importância de Freud, Piaget, Wallon e Vigotski na educação.
Contribuição da Psicologia na Educação
Sigmund Freud (1856-1939)
O austríaco Sigmund Freud (1856-1939) é conhecido como o "pai da psicanálise". Seus estudos influenciaram muitas áreas do conhecimento humano, inclusive a educação. Alguns autores apontam a evolução do pensamento de Freud sobre pedagogia. Inicialmente, ele depositava grandes esperanças em uma reforma educacional, inspirada pelas descobertas da psicanálise. Mas, com o tempo, ele passou a acreditar que uma "pedagogia psicanalítica" era impossível, pois não há como evitar conflitos entre a satisfação das pulsões da criança e qualquer tentativa de organização civilizada de sua vida social.