Os teóricos da psicologia e sua contribuição para a história da educação”
“Os teóricos da Psicologia e sua contribuição para a História da Educação”
Introdução
Esse artigo visa demonstrar as principais características e contribuições dos teóricos da área de Psicologia na área da Educação. Os teóricos abrangidos por esse estudo são: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Vygotsky e Jerome Brunner.
Os teóricos da Psicologia e sua contribuição para a Educação
[pic]
Iniciaremos falando sobre Sigmund Freud, cuja teoria estabelece conhecimentos psíquicos que vão além de ensinos ou métodos estipulados pela didática do educador. Sigmund Freud é considerado o pai da psicanálise. Seus estudos foram os pioneiros acerca do inconsciente humano e suas motivações. A psicanálise é um método de tratamento para perturbações ou distúrbios nervosos ou psíquicos. O psicanalista deveria "quebrar" os vínculos, os tratos que fazemos ao nos comunicarmos uns com os outros, o que foi tratado em sala de aula durante o curso de Pedagogia, segundo as teorias dele. Ele não poderia ficar sentado ouvindo e compreendendo apenas aquilo que o seu paciente queria dizer conscientemente, mas perceber as entrelinhas daquilo que ele diz. É o que se chama de quebra do acordo consensual. A psicanálise surgiu da crença de que trazer à tona esse teor e tratar dele pela fala seria um meio de desatar o nó psíquico. Freud começou então a afirmar a existência da sexualidade infantil e a necessidade de conhecê-la e colocar em prática seu desenvolvimento no estudo da mente do indivíduo.
[pic]
Jean Piaget é um dos mais importantes pesquisadores de Educação e Pedagogia. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Piaget defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento cognitivo ao longo da sua vida. O desenvolvimento dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em