Engenharia de produção
PLAN II 2012
1. Características da economia mundial emergente: - Formação de blocos regionais com diminuição de barreiras entre países membros - Uso da informação e conhecimento de forma mais intensa - Crescimento do setor de serviçós Mosaico de localidades produtivas especializadas + Articuladas entre si + Processos produtivos complexos.
Uma nova lógica de dependências no espaço mundial
Modelos de desenvolvimento economico e social praticados em várias regiões do mundo – aglomerações de empresas especializadas em produtos ou serviços com ênfase numa área geográfica determinada.
"
"
Vários estágios de desenvolvimento (desde simples aglomerações produtivas à aglomerações especializadas)
"
"
Ressalta-se o importante papel das aglomerações territoriais de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) para o desenvolvimento regional e mobilização das economias locais.
• Distritos industriais (Destaca-se a chamada Terceira Itália”) • Clusters (Destaca-se o Vale do Silicio nos EUA) • Arranjos produtivos locais • Sistemas produtivos locais (França, Alemanha e Reino Unido)
Clusters – aglomerar-se / agrupar-se
Conceito popularizado por Michael Porter (As vantagens competitivas das nações, 1990) - Fenômeno em que grupos de segmentos industriais com características semelhantes e coabitando o mesmo local compartilham encadeamentos horizontais (acordos de longo prazo com as alianças estratégicas) e verticais (envolvendo as diferentes entidades da cadeia produtiva) - Ambientes produtivos dinâmicos dotados de agrupamento de empresas que se articulam, cooperando-se na busca de eficiência coletiva.
Clusters Objetivos: incremetar a produtividade e estimular a criação de novas empresas Fenômeno motivado: - Necessidade de entrada em novos mercados - Acesso a canais de distribuição - Difusão e troca de tecnologia - Complementaridade tecnológica - Partilha de riscos - Redução de