contribuicoes dos jogos 1
CONTRIBUIÇÕES DO JOGO NA EDUCAÇÃO
Os jogos em épocas passadas eram utilizados nas escolas apenas como recreação e lazer.
O ensino aprendizagem no decorrer dos anos vem sofrendo mudanças na metodologia de ensino buscando formas que facilitem o trabalho do professor no processo de aprendizagem.
A escola busca alternativas para acompanhar as evoluções sociais, econômicas e culturais.
Precisa uma preparação melhor dos professores e das escolas com relação aos jogos. O professor preparado desempenha melhor o seu papel de mediador da aprendizagem.
Cabe ao professor interar se dos jogos, utilizando-os como ferramentas para o ensino. É importante detectar no desempenho dos alunos, qual será o jogo adequado para o seu aprendizado, analisar com relação à interação conjunta no que ira favorecer no desenvolvimento e crescimento que se espera do individuo.
Alem de serem divertidos os jogos podem ter uns educativos suas atividades auxiliam os alunos em muitos sentidos como socialização, comportamento individual e coletivo, coordenação, vocabulário. Cabe a escola saber discernir e filtrar que tipo de jogos será viável, para a formação do individuo, que esteja atendendo as necessidades do aluno e oferecendo-lhe conhecimentos significativos.
Crianças que possuem dificuldade de concentração e aprendizagem podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o método para ensinar são os jogos. Eles estimulam o aluno, desperta a curiosidade, proporcionando uma forma de aprender que é prazerosa.
Para crianças em processo de alfabetização, os jogos permitem com que elas assimilem melhor esse familiarizem com as letras, os números, as formas, as cores e desenvolve a percepção de que existe lógica.
Os jogos de computador e on-line têm ganhando total força. Hoje qualquer criança tem acesso à tecnologia. Eles ajudam no raciocínio, rapidez, coordenação motora, leitura dinâmica e em outras diversas áreas. A competição nos jogos precisa ser abordada de maneira delicada, para não