Contração Cardíaca
O coração é formado pelo músculo atrial, pelo músculo ventricular e pelas fibras musculares excitatórias e condutor as. A contração do músculo atrial e do ventricular é do tipo prolongada.
O músculo cardíaco é estriado e contém miofibrilas formadas por filamentos de actina e miosina.
O músculo cardíaco como um sincício:
As fibras musculares cardíacas são form adas por muitas células individuais, ligadas em série entre si. Entre duas fibras musculares adjacentes há uma membrana chamada de disco intercalar.
Os potenciais de ação passam de ma célula muscular cardíaca para a seguinte, através dos discos intercalares, com restrição muito pequena, pois os discos intercalares possuem resistência elétrica baixa e, os íons movem-se com facilidade ao longo das fibras musculares cardíacas.
Sendo assim, o músculo cardíaco é um sincício, formado por muitas células musculares cardíacas. Estas células estão interligadas de tal modo que, quando uma delas é excitada, o potencia l de ação se propaga para todas as demais, passando de célula a célula.
O coração é formado por dois sincícios: o sincício atrial (que forma as paredes de dois átrios), e o sincício ventri cular (formando as paredes dos dois ventrículos). Os átrios ficam separados dos ventrículos por um tecido fibroso.
Os potenciais de ação só podem ser conduzidos, do sincício atrial para o ventricular, por meio de um sist ema especializado de condução, o feixe atrioventricular (ou feixe A-V), que é um feixe de fibras condutoras. Essa divisão do coração em dois sincícios f uncionais permite que os átrios se contraiam pouco antes da contração v entricular, o que é importante para a eficácia do bombeamento cardíaco.
Longo potencial de ação e platô:
No músculo cardíaco, o potencial de aç ão é causado pela abertura de dois tipos de canais: os canais rápidos de sódi o e, os canais lentos de cálcio (ou cálcio-sódio). Os canais lentos de cálcio tem