Ciclo Cardiaco
O músculo Cardíaco, o coração como bomba
O coração é divido em dias partes, o lado esquerdo, que bombeia sangue para o pulmão e o lado direito que bombeia sangue para os órgãos periféricos Cada um deste lado possui duas bombas pulsantes chamadas átrio e ventrículos. O átrio funciona como uma bomba fraca que escoa sangue para o ventrículo enquanto o ventrículo funciona como uma bomba mais forte bombeando sangue para a circulação periférica e para a circulação pulmonar.
Fisiologia do músculo Cardíaco O coração é formado por três músculos distintos:
1º O músculo Atrial se contrai igualmente as músculo esquelético, com duração de contração maior
2º O músculo ventricular, se contrai igualmente aos músculos esqueléticos, porem com duração maior.
3º As fibras especializadas excitatórias e condutoras, que se contra de modo fraco, pois apresentam poucas fibrilas contrateis, e apresentam velocidade e ritimicidade de condução variáveis, formando um sistema excitatório para o coração.
Anatomia funcional do coração O músculo cardíaco contém filamentos de actina e miosina quase idêntica aos músculos esqueléticos.
O músculo Cardíaco como sincício: As áreas escuras que atravessam as fibras musculares são chamadas de discos intercalares, que são membranas celulares que separam as fibras musculares adjacentes. Tais membranas celulares se fundem uma a outra fazendo uma JUNÇÃO COMUNICANTE, que permite a difusão livre dos íons, que sob ponto funcional os íons se movem com facilidade ao longo dos eixos longitudinais das fibras cardíacas, o potencial de ação passa para a seguinte célula através dos discos intercalares O coração e formando por dois sincícios, o sincício atrial, que forma a parede dos dois átrios e o sincício ventricular que forma a parede dos dois ventrículos. Os átrios e ventrículos são separados por orifícios valvulares em ambos.
Potencial de ação no músculo cardíaco
Porque o longo potencial de ação e o