Contratos sociais
Pacta sunt servanda é um brocardo latino que significa "os pactos devem ser respeitados" ou mesmo "os acordos devem ser cumpridos". É um princípio base do Direito Civil e do Direito Internacional.
No seu sentido mais comum, o princípio pacta sunt servanda refere-se aos contratos privados, enfatizando que as cláusulas e pactos e ali contidos são um direito entre as partes, e o não-cumprimento das respectivas obrigações implica a quebra do que foi pactuado. Esse princípio geral no procedimento adequado da práxis comercial — e que implica o princípio da boa-fé — é um requisito para a eficácia de todo o sistema, de modo que uma eventual desordem seja às vezes punida pelo direito de alguns sistemas jurídicos mesmo sem quaisquer danos diretos causados por qualquer das partes.
Rebus sic stantibus pode ser lido como "estando as coisas assim" ou "enquanto as coisas estão assim". Em termos contratuais significa dizer que o contrato será cumprido rebus sic stantibus (estando as coisas como estão).
Exception Non Adimpleti Contractus : trata-se de exceção (defesa) que os contratantes tem um contra o outro no caso de um deles exigir a prestação sem que antes tenha adimplido a sua obrigação. Em outras palavras, apenas aquele que cumprir a sua parte é que pode exigir o cumprimento da parte do outro.Por exemplo: o comprador não pode exigir a entrega da mercadoria sem que antes tenha realizado o pagamento do preço, nem o vendedor pode exigir o pagamento do preço sem antes entregar o objeto. A “exceptio non adimpleti contractus” é também conhecida por exceção do contrato não cumprido ou exceção de inexecução, cuja argüição só tem cabimento quando se tratar de obrigações decorrentes de contratos sinalagmáticos com