Contrato social
Por meio dessas tecnologias, é possivél a construção do conhecimento coletivo com sujeitos localizados em espaço e tempos distintos, mais que integram o mesmo ambiente virtual ou a mesma comunidade virtual da aprendizagem.
Nesse sentido, percebemos que está surgindo uma nova relação entre professor e aluno não mais pautada na hierarquia em que o professor tem a centralidade do saber , como predominantemente ocorria no processo ensino-aprendizagem tradicional,de caráter presencial.Ao mesmo tempo, a simples existência das TIC não garante um processo pedagógico mais rico e desafiador.É possivél continuar tradicional mesmo usando as novas tecnologias.
No processo da aprendizagem, só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido.Aquele e enchido por outros conteúdos que contradizem a forma própia ed estar em seu mundo, sem que seja desafiado, não aprende.
As tecnologias da informação e da comunicação TIC são meios altamente contribuitivos para criar condições de modificar as formas das pessoas se relacionarem, construírem e transmitirem conhecimento. os cursos de EAD no brasil, com a utilização de aparatos tecnológicos , tiveram seu início por meio de transmissão via rádio e posteriormente via tv.visando promover a qualificação profissional das instituições escolares.
O professor não será mais o emissor de informações nem o aluno será um mero receptor.Ao disponibilizar-se para o mais comunicacional, ele convida o aluno para participatr e intervir nos conteúdos, passando-o do patamar da informação para o conhecimento.
No âmbito educacional, a utilização da interatividade como forma comunicacional entre professor e aluno provoca um repensar da educação enquanto transmissão de conteúdos lineares, hierárquicos sistematizados, pautados no