Contrato Social
Comentários sobre Palestra:
Teorias que explicam a origem e legitimam os governos e as obrigações políticas dos governados ou súditos.
Thomas Hobbes (1651), John Locke (1689) e Jean-Jacques Rousseau (1762) são os mais famosos filósofos do contratualíssimo.
A ideia de Contrato supõem uma arbitrariedade onde não se pode mudar as regras da nem obrigações, o contrato social não é algo que pode ser negado sem ser excluído da sociedade. Quando fomos apresentados para o governo (certidão de nascimento) nossos responsáveis aceitam os termos por nós.
Em Contra partida o governo supostamente cumpre sua parte de proporcionar serviços públicos principalmente a segurança,
A necessidade de justiça faz os homens instituíam o governo e as leis para preservar os seus direitos.
Para Hobbes o Homem é o seu próprio predador, onde o homem nasce com a natureza violenta, ele explica assim a necessidade de um governo, para garantir a segurança de cada um.
Já Locke pensa parecido mas não concorda com a natureza violenta, e sim no estado de insegurança, sem garantias. Explica também a questão de propriedade privada, que é o fruto do trabalho, diz também que o primeiro bem é a nossa vida ela é única e intrasferível.
Rousseau tem um pensamento mais diferenciado dos outros dois, o homem é bom por natureza, o que traz o mau é o governo, o estado de perfeição é a natureza
Pois nela todos os homens são iguais.
Defende também que o homem não precisa viver com muito, só com as necessidades básicas Descanso alimentação e reprodução.
Para ele a propriedade privada causa a desigualdade, e o homem não deve abrir mão da sua liberdade.
Se o estado não punir, o mau é viável.
SEGURANÇAxLIBERDADE