Contrato de honorários
Contrato: contrato de prestação de serviços advocatícios ou instrumento de prestação de serviços advocatícios.
Sempre pedir um mandato conjuntamente ao contrato de honorário. Sempre incluir no mandato cláusula de substabelecimento.
Cláusulas contratuais
1. Identificação das partes
2. Objeto- itens: qual ação vai ser proposta, se vai haver notificação extrajudicial, se o cliente vai receber andamento da ação de tempos em tempos; item: tudo que não estiver como objeto do contrato não será considerado como dever do contratado. §ú: salvo o que for do interesse do cliente e do advogado.
3. Honorários: cobrar no início, pra recurso e ao final.
Nunca falar números redondos no início. Sempre quebrado. 3750 reais. Cliente vai achar que você teve alguma base de cálculo pro preço. Ai o cliente vai pedir desconto e ai sim você cobra o que já ia pedir. Dessa forma, vc pode aumentar os honorários finais.
4. Direito e deveres: é dever do cliente informa tudo que seja necessário para o sucesso da demanda, caso contrario o advogado não será responsável. em quanto tempo o cliente tem que entregar cada documento necessário, se mudar de endereço, telefone, email, tem que avisar, etc. Se for advocacia por correspondência, não fazer audiência se o processo não for entregue com 5 dias de antecedência. Colocar, também, o que o contratado irá fazer, prestação de contas
5. Procedimentos: copias pra instrução da inicial: ou vc pega os originais e tira cópia e depois pede a restituição ou então manda o cliente tirar a copia (prof. Acha melhor isso). Todas os gastos que houverem no processo são de responsabilidade do cliente (custas, estadias, notificações, dentre outras despesas que se fizerem necessárias)
Botar prazo pra restituição das despesas: prof. Coloca 24h.
6. Substabelecimento: sugestão de clausula
1: No caso de desistência dos servicoes ora