Contratar Amigos
Unigran
2009
Introdução
Antes de iniciar a análise do filme “O diabo veste Prada” é importante que se saiba do que se trata o tema sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. Visto que primeiro se faz necessário uma definição sobre o que é o assédio moral, sendo assim, assédio significa insistência e importunação. Já moral significa conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento, conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo.
Hirigoyen (2001, p.25) define assédio moral como:
"Toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se, sobretudo por comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade à dignidade ou integridade física ou psíquica de uma pessoa, pôr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente do trabalho".
Barreto define assédio moral:
"Exposição prolongada e repetitiva a condições de trabalho que, deliberadamente, vão sendo degradadas. Surge e se propaga em relações hierárquicas assimétricas, desumanas e sem ética, marcada pelo abuso de poder e manipulações perversas".
O assédio moral nas organizações é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comum em relações hierárquicas, autoritárias, assimétricas que predominam condutas negativas relações desumanas e antiéticas de longo prazo. O assédio moral começa pelo abuso de um poder (qualquer que seja a sua base de sustentação), é o mesmo que violência moral, expondo o trabalhador a situações ridículas e vexatórias, atos cruéis e desumanos caracterizando uma atitude violenta, seguindo por um abuso narciso no qual o outro perde a auto-estima, chegar às vezes ao abuso sexual. O que