geologia amazonica
Local: BR 174 – Presidente Figueiredo/Amazonas
Data: 25 de maio de 2013
Assunto abordado: Estudo e Análise do Solo e seus Sedimentos
Objetivo:
No dia 25 de maio de 2013 foi realizada uma visita técnica e de campo a BR 174, entre o Município de Presidente Figueiredo, no Estado do Amazonas, uma excursão sobre Geologia com alunos do IFAM e de outras instituições, esta visita foi organizada pelo professor André Vilhena.
O objetivo principal foi ver em loco as formações que fazem parte do cenário geológico do estado do Amazonas e dar sentido maior à Semana da Geologia. Além de mostrar de forma prática o que se aprende na disciplina citada, visando possibilitar aos discentes, que participam da excursão de campo, realizar a interação entre a teoria em sala de aula e a aplicação prática, e os usos dos materiais.
As atividades realizadas na excursão tiveram paradas estratégicas em certos KM da BR 174, para verificação do solo conforme o roteiro definido:
- 01 PARADA – Km 35 – Afloramento de sedimentos apresentando areal;
- 02 PARADA – Km 45 – Igarapé Cabeça Branca (afloramento de caulim);
- 03 PARADA – Km 99 – Sítio Arqueológico Formação Manacapuru;
- 04 PARADA – Km 108 – Cachoeira das Lages;
- 05 PARADA – Km 152 – Lavra de Rochedo (Extração de Brita);
- 06 PARADA – Km 107 – Corredeira do Urubuí.
Devido alguns contratempos não pudemos fazer a primeira parada, mas o professor André explicou que no km 35, estudo de Afloramentos de sedimentos apresentando areal, tem a formação do banco de areia ou como é chamado de solo poroso ou solo amarelo. No decorrer do percurso, foi feito uma parada no km 45, no Igarapé Cabeça Branca, onde pudemos observar o afloramento do caulim, que é um lato solo de cor vermelha, cuja característica é ser mais liguenta, e há um processo de mistura ou simbiose do caulim, sendo sua formação superficial ser escura e de fina camada. Isso se deve muito a matéria orgânica em decomposição, ou seja, a vegetação ajuda