test
O PDI - Plano de Desenvolvimento Individual - deverá ser construído para desenvolver individualmente cada profissional, visando atender as necessidades estratégicas de sua posição, da organização e/ou as pessoais. Ele é um importante meio para o desenvolvimento da carreira dos colaboradores e tem por finalidade alinhar as expectativas da empresa à do profissional.
Um bom PDI deve primeiro, ter um objetivo definido, para que o profissional saiba onde está e aonde quer chegar. Precisa ser flexível e amplo, para propiciar a autocrítica sobre possibilidades, limites, pontos que precisam ser desenvolvidos e pontos que devem ser mantidos. O segundo passo é realizar um diagnóstico detalhado, visando identificar características pessoais, formação, experiências, habilidades, desempenho e pontos de melhoria.
A partir do objetivo e diagnóstico, é elaborado o PDI, demonstrando os pontos a ser desenvolvidos e as ações sugeridas para aquele item, que podem ser: pequenas atividades a serem implementadas no dia a dia; projetos dos quais se deve participar; experiências que se deve ter na própria área ou em outra; conversa com profissionais; benchmarks e ações de desenvolvimento formais ou informais, como assistir a um vídeo que trate de um assunto que ele precisa se desenvolver, ou treinamentos abertos no mercado, em escolas ou na própria instituição.
Um aspecto relevante é o prazo para cada uma das ações. O ideal é que o plano seja de responsabilidade do profissional a ser desenvolvido - “A carreira é um bem precioso demais para ser entregue a terceiros” (William Morin). Mas é recomendado que haja um sponsor para assegurar o interesse, apoiar nas ações, sugerir outras, enfim, motivar a