Contra a musculação para crianças.
Médicos alertam que, quando iniciada cedo demais, a atividade pode trazer sérios danos ao desenvolvimento
O interesse dos adolescentes pela musculação tem se manifestado cada vez mais cedo. Não é mais novidade o filho de 12 anos chegar em casa pedindo aos pais para entrar na academia. A malhação tornou-se uma atividade física popular, que alimenta os sonhos de tornar corpos esguios em corpos sarados. O pedido, porém, faz muitos pais tremerem diante de um turbilhão de dúvidas. Afinal, a musculação pode ser feita na adolescência? Ela atrapalha o crescimento? Leva à atrofia dos músculos? Não seria melhor continuar na velha e boa escolinha de futebol, fazendo vôlei ou natação?
Erros na malhação
Os exercícios que mais oferecem riscos durante a infância e a adolescência são os que visam o aumento de massa muscular , como a musculação e o remo. Com esse objetivo , só devem ser feitos após o pico do estirão do crescimento.
Quando ocorre o “pico do estirão” ?
Nos meninos, entre 14 e 16 anos , nas meninas, entre os 12 e os 14.
Como identificar se ele já aconteceu?
Há a desaceleração no ganho da altura, os pelos pubianos estão completamente adensados , nas meninas ocorre a primeira menstruação.
Os riscos de começar antes.
1º Microtraumatismos da placa epifisária: a estrutura, localizada na extremidade dos ossos, é responsável pelo seu crescimento longitudinal (altura). Quando o organismo é exposto à cargas altas, ele "fecha" com o objetivo de suportar a demanda de peso. Isso faz com que o ritmo de crescimento diminua ou até cesse. Logo, o adelescente PARA de crescer.
2º Redução na produção de hormônios: o hormônio IGF-1, responsável também pelo crescimento, pode parar de ser produzido.
3º Lesões na coluna.
4º Retardamento na primeira menstruação: nas meninas existe também esse problema quando hà um excesso de treinos. Isso também pode levar a um enfraquecimento ósseo . ósseo.
( Ricardo Barros , coordenador do