Musculação para adolecentes
Aloísio de paiva
SANTA LUZIA
2012
Talves todos ja tenham se perguntado um dia: qual a melhor idade para se iniciar um treino de musculação?
Pode causar algum problema se uma criança começar a treinar musculação?
Bom, respostas para essas e outras pergunta é o que tentamos encontrar, e hoje escolhi um artigo ou texto que talves possa ajudar:
Musculação para crianças e adolescentes
Este é, sem dúvida, um assunto muito polêmico. Mas vou procurar acabar com alguns mitos e passar instruções para que esta atividade possa ser praticada também por crianças, sem risco.
A musculação é uma forma de treinamento de força em que o indivíduo realiza uma movimento com o objetivo de vencer uma resistência, que é fixa. Ou seja, não é uma atividade muito lúdica e pode se tornar um pouco chata para crianças. Todavia, este é o único real motivo para ser contra indicada. Pois a musculação – realizada de maneira controlada e individualizada – não traz nenhum risco a saúde da criança e do adolescente.
Em crianças e adolescentes, é perceptível o ganho de força com o passar do tempo, mesmo sem nenhum treinamento. Aparentemente, a força aumenta linearmente dos 5-7 anos até os 13-15 anos. Após isso ele aumenta mais rapidamente em homens, enquanto entre as mulheres a taxa de ganho de força se mantém linear.
Reforçando a ideia de que hiperplasia¹ não acontece em células musculares em seres humanos, o número de fibras musculares de um indivíduo é semelhante desde os 5 até os 40 anos de idade.
Assim como para adultos, o treinamento de força (TF) serve como um fator de proteção contra a osteoporose, pois aumenta a densidade óssea. Cá entre nós, parece cedo pensar em osteoporose para crianças, não é mesmo? Mas com o aumento da densidade óssea desde criança, as chances de fraturas diminuem e, na fase adulta – quando começamos a perder massa óssea -, o indivíduo que realizou TF