Contos e magia
1.0 Justificativa
Toda aprendizagem adquirida pela criança é um passo muito importante para a sua vida. Quando a criança vem para a escola, ela trás consigo conhecimentos familiares pois é o conhecimento que ela adquire no seu convívio. O seu vocabulário é mínimo, e através do despertar com o lúdico é que ela pode ganhar o crescimento vocabular, interpretação, leitura com fluência e velocidade. Conforme Ana Raphaella Shemany Carolino de Abreu Nunes em seu artigo:” O lúdico na aquisição da segunda língua” o lúdico além de facilitar a aquisição da leitura e de uma melhor aprendizagem ele consiste em fazer com que a criança tenha progressos em sua personalidade. As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas intelectuais e morais.
As atividades lúdicas, geralmente, são mais empregadas no ensino da matemática, contudo, elas devem ser inseridas na prática de outras disciplinas, como é o caso da língua portuguesa e demais áreas. Pois, assim, ela facilitará o aprendizado das mesmas e motivará as crianças a aprenderem .
Podemos deduzir desta forma, a importância do contato com materiais concretos, onde a criança pode se posicionar em relação aos textos. Trabalhando desta forma o professor, colocará a criança para refletir e com isso faz com que a criança questione. O lúdico tem um papel muito importante na aprendizagem pois faz com que a criança se utilize de sua imaginação. Verifica-se assim, que a bagagem trazida pelas crianças de 04 à 05 anos é muito grande, ela imagina, cria e imita. Sendo assim, não podemos perder estes conhecimentos e sim dar oportunidade para que ela consiga através destes conhecimentos já vivenciados por dar continuidade a esta imaginação e criação.
2.0 Apresentação
O lúdico enquanto função educativa propicia a aprendizagem do educando, seu saber, sua compreensão de