conto de fadas
A respeito da literatura infantil Monteiro Lobato foi o criador das inovações nesse tipo de literatura. Através de suas obras que a linguagem dos personagens se aproximou à linguagem do povo brasileiro. Com isso surgira novas publicações direcionadas para o público infanto-juvenil. Os textos privilegiam o espaço rural no qual o espírito nacionalista predominava.
"A qualidade estética que reveste as produções destinadas ao público infantil na atualidade permite ao professor a possibilidade de apresentar o mundo mágico da literatura como suporte para as atividades de alfabetização."
Conto de fadas: são textos que mantém uma estrutura fixa: partem de um problema ( como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções no plano da fantasia, com introdução de elementos mágicos: fadas, bruxas, duendes, gigantes etc.) A restauração da ordem acontece no final da narrativa, quando se volta a uma situação de tranqüilidade.
Branca de Neve, Rapunzel ou Cinderela, antes os contos de fada eram transmitidos oralmente ou por meio das séries de TV,