Conteúdos da Psicologia Aplicados ao Cotidiano Profissional
O ser humano é pode ser facilmente influenciado por estímulos com o objetivo de se chegar a algum resultado desejado. E é por isso que o Behaviorismo é utilizado dentro das corporações empresariais, modelando o repertório comportamental de uma ou mais pessoas para que obtenham os reforçadores necessários para si mesmos e para organização.
Podemos citar dois exemplos em que podemos aplicar o Behaviorismo dentro de uma empresa:
1° Uma empresa percebe que muitos de seus funcionários estão chegando atrasados no horário de serviço. Para que isso não aconteça mais a empresa adota um sistema de remuneração mensal para aqueles funcionários que cheguem todo dia no horário certo. Nesse caso a “remuneração” seria o estímulo utilizado para alterar o comportamento de seus funcionários.
2° Em uma loja as vendas estão baixas e os motivos seriam a falta de empenho de seus vendedores em vender os produtos oferecidos e a falta de alguém para gerenciar os vendedores. Então, a loja decide propõe o cargo de Gerente de Vendas para aquele vendedor que obter o maior número de vendas dentro de um período estipulado. Nesse caso o “cargo” seria o estímulo para alterar o comportamento dos vendedores.
Portanto é de extrema importância utilizar o Behaviorismo dentro das organizações que queiram modelar seus funcionários para alcançar melhores resultados.
Gestalt no Cotidiano Profissional
A Gestalt dentro de uma organização tem como principio ver o funcionário não apenas como mais um empregado, mas sim como uma pessoa normal que depende de necessidades básicas. Ao contrário do Behaviorismo a Gestalt busca o comprometimento de seu funcionário desde o início.
Podemos citar um caso em que a Teoria de Gestalt pode ser aplicada dentro de uma organização empresarial:
Uma empresa tende a seguir vários requisitos para que sempre seu funcionário esteja motivado e empenhado dentro do seu cargo. Atender a necessidades básicas de higiene, um ambiente