Aulas práticas no ensino de física
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA - PROLICEN
Aulas práticas de Física no Ensino Médio – pós e contras
DEIR PEREIRA TROLIS
Polo: Alegre
2010
Sumário
1- Objetivo 3
2- Justificativa 4
3- Fundamentação Teórica 5
4- Metodologia 7
5- Resultados e Análises 8
6- Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
1- Objetivo
Discutir como as atividades práticas no ensino de física podem desenvolver a capacidade de investigação dos fenômenos físicos pelos alunos do ensino médio, relacionando a aplicação do conhecimento científico em diversas situações com o incentivando a criatividade e o consequente interesse pela disciplina de Física.
2- Justificativa
Os alunos, em sua maioria chegam ao Ensino Médio com aversão ao ensino da Física, pois acham que a disciplina é algo difícil de aprender, sem noção de que a Física é uma aplicação real do seu cotidiano. Eles têm a dificuldade de perceber que os fenômenos físicos estão subentendidos nos cálculos matemáticos, isto se deve como os professores aplicam os conteúdos em sala de aula, pois os mesmos ficam presos somente aos livros didáticos.
Estes problemas de aprendizagem podem ser minimizados aplicando aulas práticas para ajudar os alunos no desenvolvimento de conceitos científicos, e ampliando sua compreensão sobre os fenômenos que os rodeiam. Despertando assim neles a curiosidade e o interesse pela disciplina, facilitando a aprendizagem das aulas teóricas. Porém, a falta de laboratórios de Física e a falta de materiais didáticos adequados nas escolas têm o problema da escassez de profissionais capacitados para ministrar as aulas práticas vem dificultar a preparação destes alunos na área da Física. Pois os mesmos quando não tem capacidade de associar suas aulas teóricas com a prática, tornam suas aulas monótonas ocorrendo assim o distanciamento entre o formalismo e o cotidiano dos alunos.
3- Fundamentação