Conteúdo, Metodologia em Ciências e Educação Ambiental
Diferença dos tipos de conhecimento. Os conhecimentos são divididos de acordo com sua origem. O senso comum é aquele que tem origem na população, é difundido no cotidiano. O filosófico são hipóteses levantadas por estudiosos, hipóteses essas que não poderão ser submetidas à observação. O teológico são as doutrinas que contem proposições sagradas, religiosas, de determinada crença. O científico são hipóteses levantadas por estudiosos, hipóteses essas racionais e que são obrigatoriamente submetidas à observação e experimentação.
Conhecimento Científico. O Conhecimento Científico nunca é absoluto ou integralmente exato, sempre pode ser modificado ou substituído, através de modelos sucessivamente mais melhorados. Este conhecimento é válido até que novas observações e experimentações o aperfeiçoem ou substituam.
Diferença entre as três principais Concepções de Ciências. As três principais concepções de ciências são diferenciadas de acordo com seus referenciais metodológicos. O racionalismo é a corrente filosófica baseada nas operações mentais para definir a viabilidade e a efetividade das proposições apresentadas, estas sem serem colocadas em dúvida. O empirismo é a corrente filosófica que acredita que o conhecimento é adquirido através de observação e experimentação, por meio de tentativas e erros. O construtivismo é a corrente filosófica que entende o saber como uma constante construção, baseada na observação e experimentação de suas proposições. Combina aspectos do empirismo e do racionalismo.
Comparação do Racionalismo com o Empirismo. Ambos possuem o mesmo pressuposto, embora realizem de formas diferentes. Consideravam que a teoria científica era uma