Aristoteles
Nasceu em 384 a.C, em Estagira, cidade fundada e colonizada por gregos, cujo dialeto era o Jônico e Morreu em 321 a.C. com 63 anos.
Seus pais chamavam-se Fetis e Nicômano. Seu pai era médico e também pertencia a uma família de médicos, visto que esse ofício era herdado. Pertencia a corporação de Asclepíades.
Recebeu informações sobre medicina devido sua origem e estudos com o pai. Nesses primeiros anos de formação, manifestou o interesse pelas coisas da natureza, da Biologia, plantas, animais, astros e da alma.
Entrou para a Escola de Platão, em Atenas, com 17 anos vindo de sua cidade natal; era um brilhante discípulo. Permaneceu durante 20 anos, até a morte de Platão (348 a.C.). Criticava suas idéias, mas podemos encontrar marca do platonismo em suas obras.
Deixa a academia com a morte de Platão e a direção da academia fica com outro discípulo; Espeusipo, que a torna um grande centro matemático e astronômico.
Transfere-se para Eólida, cidade de Assos e Atarneu, com Xenócrates, um outro discípulo de da Academia. Casa-se com Pitia, filha adotiva do governador dessas cidades chamado Hérmias.
Aristóteles vai para Mitilene, onde Filipe da Macedônia o chamou para educar Alexandre que tinha 14 anos de idade na época. Alexandre ao subir ao trono, discorda das idéias de Aristóteles, que decide transferir-se para Atenas, onde funda o Liceu (335 a.C.), chamada de Escola Peripatética (peripatos=caminhos).
O Liceu não era bem visto. Aristóteles foi suspeito de traição, abandona Atenas e vai pra Cálcis. Meses depois, devido a uma doença no estômago morre.
SUA OBRA MAIS IMPORTANTE: POLÍTICA:
É um dos grandes clássicos da filosofia política.
Dividem-se em oito livros:
I- A natureza da cidade e os seus elementos;
II- A crítica das constituições;
III- A teoria da cidadania e tipos de regime;
IV- A pluralidade de regimes constitucionais;
V- A teoria das revoluções;
VI- Democracias e oligarquias;
VII- A felicidade e o regime melhor;
VIII- A