Conteúdo calórico
Fonte: http://www.costaricanet.com.br/conteudo/19/1139051461comida.jpg
Acesso em 16 dez. 2008.
OBJETIVO GERAL:
- aplicar o conceito de energia no tema abordado nesse projeto: os alimentos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- construir um calorímetro.
- determinar e comparar o conteúdo calórico dos alimentos.
- pensar a relação entre “o desperdício de alimentos” e a ingestão excessiva de calorias.
- conhecer uma maneiras eficiente de conservar os alimentos: o uso da irradiação.
- calcular a necessidade diária de calorias ingeridas por uma pessoa
1. INTRODUÇÃO
A sua visita ao Ceasa permitiu perceber o elevado consumo de alimentos na região de Belo Horizonte. Mas, além do consumo, foi possível ver um grande volume de alimentos que também são desperdiçados... Durante o transporte, o armazenamento e nas casas dos consumidores também ocorre o desperdício.
E no nosso organismo, será que existem desperdícios?
Para pensarmos nessa questão, vamos estudar um pouco sobre a utilização dos alimentos pelo nosso corpo... Podemos comparar o corpo humano a um motor, o qual, de acordo com as leis da Física, usa energia para realizar e manter-se em funcionamento. Da mesma maneira que os combustíveis fornecem energia para os motores, os alimentos fornecem energia para o nosso corpo, o que é feito mediante uma série de reações químicas, denominadas metabolismo. Em uma dieta balanceada, a quantidade de energia contida nos alimentos ingeridos deve ser igual à quantidade necessária para a manutenção de todas as atividades do nosso organismo.
Energia introduzida = energia gasta + energia armazenada ( Reservas Energéticas)
A ingestão excessiva de alimentos acarreta a formação de maior quantidade de tecido adiposo, levando a um excesso de peso. Para evitar o excesso de peso, é necessário conhecer a quantidade de energia que cada alimento possui...