Sistema reprodutor
-Testículos ou gônadas
-Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.
-Pênis
-Escroto
-Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.
Testículo – que fica dentro da bolsa escrotal ou escroto e é onde são formadas as células sexuais masculinas ou espermatozóides. Quando estes espermatozóides estão prontos eles são armazenados em uma estrutura chamada Epidídimo, no momento da ejaculação os espermatozóides saem por um canal chamado Canal Deferente que está aqui representado, e vão desembocar no Canal Ejaculador que é a parte final do Canal Deferente.
Esse Canal Ejaculador tem ligado a ele uma vesícula chamada Vesícula Seminal que é a estrutura que produz um líquido que vai ajudar no, transporte ou mobilidade desses espermatozóides.
Também existe uma outra estrutura pela qual o Canal Ejaculador desemboca, que é a Próstata que também produz um líquido chamado líquido prostático(Juntos o líquido prostático e o líquido seminal vão formar o Sêmen) que contém os espermatozóides.
Glândula bulbouretral, também conhecida como Glândula de Cowper, é uma glândula situada debaixo da próstata. Responsável pela secreção do fluido pré-ejaculatório que integra em cerca de 5% do fluido seminal (a próstata outros 30% e o restante vem dos testículos, em forma de espermatozóides envolvidos em líqüido viscoso). Esse fluido viscoso facilita a relação sexual, devido ao caráter lubrificante que apresenta.
A Bexiga
Órgão do aparelho excretor, a bexiga é ligada ao pênis através da uretra. Antes da ejaculação uma pequena gota de sêmen ou esperma passa pela uretra para limpar o caminho e tira a acidez provocada pela urina, que é letal aos espermatozóides. A uretra é também o canal por onde passa a urina, através do pênis. Mas quando o esperma está saindo, um músculo perto da bexiga fecha a passagem da urina. Por isso os dois nunca saem ao mesmo