contextos de familia
1.1 CONTEXTOS Família é um grupo social que desempenha um papel importante na educação dado o fato de sua atuação no desenvolvimento humano, assim continua sendo um espaço privilegiado de socialização e exercício da cidadania. Um vínculo familiar estável e o apoio efetivo às famílias através de uma oferta pública de serviços constituem em fator decisivo na busca dos objetivos prioritários do desenvolvimento humano, tais como o acesso à educação. As famílias brasileiras são marcadas historicamente pela diversidade de condições sociais, econômicas, culturais e éticas e aquelas em situação mais vulnerável, com o reconhecimento das mesmas enquanto agente social ativo, sendo ele o cidadão merecedor de políticas públicas adequadas, por ser fundamental para as transformações às quais a educação brasileira anseia.
A família tem seus direitos e também tem deveres a cumprir, alguns deles citados no Estatuto da Criança e Adolescente.
“Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” Na posição de primeira e mais importante instituição organizada do mundo, uma vez que é base de todas as outras, a família deve ser considerada como principal unidade básica de desenvolvimento do ser humano.
Para todos os fins e todas as possíveis interpretações, é importante registrar que a família é um sistema muito complexo, passando por vários ciclos de desenvolvimento ao longo da história. Assim, transformou-se através dos tempos, acompanhando mudanças religiosas, econômicas e socioculturais.
A família é o espaço para a garantia do desenvolvimento e proteção das crianças, ela desempenha uma ação importante na educação formal e informal, ensinando valores e comportamentos. Toda família sofre