a familia e a escola no contexto escolar
A escola e a família são duas instituições que contribuem na formação do indivíduo, pois são responsáveis pela construção do conhecimento. Portanto é a escola e a família que atuam no crescimento físico, intelectual emocional e social destes indivíduos de forma distinta ou peculiar.
Na escola, os conteúdos curriculares asseguram a instrução e o conhecimento do indivíduo, havendo uma preocupação central com o processo ensino-aprendizagem. Já, na família, os objetivos são diferentes, direcionando-se para o processo de socialização, a proteção e o desenvolvimento no plano social, cognitivo e afetivo. A importância da família e da escola no desenvolvimento humano, trata do seu espaço e dos vínculos familiares. A escola é destacada como um contexto de desenvolvimento, refletindo sobre a sua função social, as suas tarefas e seus papéis no mundo contemporâneo, apresenta argumentos na direção de estimular o envolvimento entre família e a escola, enfatiza a necessidade de não medir esforços para compreender cada vez mais, as relações família-escola, de modo a assegurar que estes ambientes sejam espaços efetivos para a aprendizagem e que a inclusão de todos possa existir.
A família é vista como um núcleo social responsável pela transmissão de valores, costumes e idéias que estão presentes no cotidiano da sociedade. Ela tem uma grande influência no comportamento dos indivíduos, principalmente das crianças, que aprendem formas diferentes de ser, de ver o mundo e de interagir com ele. E é através das interações familiares que se dão às transformações na sociedade e que também influenciarão todos os membros familiares e também os diferentes ambientes que compõem os sistemas sociais, dentre eles a escola. Esta por sua vez tem uma força propulsora no desenvolvimento da pessoa. Portanto, todas as transformações sociais e tecnológicas mudam os padrões familiares e os papéis de seus membros,