Contação de história
Departamento De Educação
Curso De Pedagogia – VIII Semestre- Noite
Disciplina: Educação e Trabalho
Professora: Roberta Rocha Moura
Aluna: Maria Cicera Freitas Brito
Resenha Crítica sobre o vídeo do Salto para o Futuro
Tema: Educação e o mundo do trabalho
EJA e qualificação profissional
Crato - CE
07 de julho de 2012
O vídeo do programa Salto para o Futuro traz um debate sobre a educação de Jovens e Adultos e o mundo do trabalho, ressaltando sua ligação. Para contribuir com o debate foram convidados o diretor de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a coordenadora do setor cultural do Movimento dos Sem Terra (MST) e o diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CUT).
“Educação e trabalho são duas facetas que não se separam” essa foi uma frase usada pelo diretor de educação. Os indivíduos de classe pobre, precisam trabalhar desde cedo, ainda crianças, não sendo possível conciliar escola e trabalho, isso vale especialmente para moradores do campo, onde as crianças costumam acompanhar seus familiares na colheita e na plantação, e logo passam a ajudá-los com o trabalho na agricultura.
Quando essas crianças tornam-se adultas começam a enfrentar dificuldades na vida por não terem estudado, o campo necessita das condições de fatores naturais (chuva) para render trabalho, e isso não ocorre sempre, pois existem as secas, o que deixa os camponeses sem trabalho e sem sustento. Os jovens da cidade sem estudo também enfrentam dificuldades para conseguir emprego, pois as inovações tecnológicas nas empresas exigem de seus funcionários uma formação escolar.
É quando surge o projeto de integração defendido aqui no vídeo pelo diretor da CUT, que funciona da seguinte forma: jovens acima de 25 anos “excluídos” do mundo do trabalho, são levados para o sindicato e recebem uma educação profissional e depois concretizam essa educação em forma de trabalho. O sistema adora esse ciclo. É como foi dito, por uma