Contação de história: uma forma lúdica de aprendizagem
RESUMO:
Esse artigo trata a respeito da influência da contação de histórias para o desenvolvimento infantil, visando compreender como ela influencia na aprendizagem da criança, argumentando sobre a sua importância para o desenvolvimento individual e social das crianças. Os principais resultados apontaram que: dentro de uma perspectiva do desenvolvimento humano os professores estão em um momento especial da vida dos alunos, no que se refere à construção de novas aprendizagens sociais e cognitivas. Atualmente, os educadores estão preocupados em proporcionar as crianças formas de conhecimentos diversificados, em conjunto com as escolas que procuram oferecer bons livros aos alunos, criando condições necessárias para que o professor e a criança desenvolvam essa atividade.
Palavras-chaves: Contação de História; Aprendizagem; desenvolvimento infantil; Literatura Infantil.
1. INTRODUÇÃO
Estamos diante de uma sociedade contemporânea em que muitas coisas tomaram novas formas e significados diferentes. A tradição de alguns costumes vai se perdendo com o passar do tempo. Mas contar histórias é uma tradição que continua viva e apesar de ter ganhado novos elementos necessários à nossa época guarda a sua essência exatamente como começou, ou seja, transmitindo conhecimentos, saberes, lendas, mitos de geração em geração. Os pais nunca deixaram de contar histórias aos filhos, nem os professores, nem as amas de leite, nem os avôs, nem os tios e tantos outros. As crianças nunca deixarão de querer ouvir histórias. Há sempre alguém a contar uma história.
Objetivamos com esse artigo apresentar as características da Contação de Histórias e argumentar sobre a sua importância para o desenvolvimento individual e social das crianças. Para demonstrar esse ponto de vista buscamos conhecer diferentes formas de se contar história e compreender como elas contribuem no despertar nas crianças o prazer pela leitura.