Plano de aula
Ensinar é uma prática social que envolve diferentes autores, influência e é influenciada pelo contexto social sendo assim uma função reconhecida publicamente. Como profissional responsável pela tarefa de ensinar, o professor tem que ter consciência da complexidade da mesma, permanecendo sintonizado com o mundo, identificando a direção a ser seguida, promovendo e facilitando as trocas com a sociedade. No seu fazer cotidiano, nas práticas escolhidas, nas estratégias elaboradas, nas intervenções propostas, o professor tem que ter presente que os alunos vão para a escola para aprender a ser, a conviver, a aprender, a construir, a sonhar, por isso a escola não pode estar distante da realidade, de costas para a vida.
Para levar o aluno à aprendizagem é preciso conhecer o sujeito, seu modo de aprender, a forma como se relaciona afetivamente, a percepção que ele tem de si mesmo e de sua inserção no mundo, esses são aspectos fundamentais para a docência.
O critério utilizado para a escolha dos conteúdos foi embasado de acordo com as afinidades e conhecimentos prévios da criança.
As metodologias escolhidas foram exercícios de coordenação motora, aplicação de desenhos para registro de atividades que envolvem livros de histórias e atividades práticas, como culinária.
Os processos de acompanhamento acontecerão uma vez por semana, em aulas de sessenta minutos.
Plano de Aula - 06/02/2012
Objetivo Geral:
Ampliar seu conhecimento sobre o sistema de escrita.
Objetivo Específico: * Manusear e folhear um livro; * Ler da esquerda para a direita, seguindo o sentido da leitura de cima para baixo; * Ler o texto ou as ilustrações; * Identificar as pontuações básicas (travessão, ponto final, vírgula, exclamação e interrogação).
Conteúdo: * Leitura de livro paradidático; * Ditado de palavras retiradas da história; * Execução de desenho livre; * Interpretação de figuras que podem ser lidas ou não.
Procedimento