Contas a receber
Serve para qualquer tipo de mercadoria. È o único inconterm que a responsabilidade de transporte e por parte do importador.
A mercadoria geralmente é disponibilizada no pais exportador.
Vantagens: mais para o exportador
Responsabilidades:
* Exportador: tem que embalar as mercadorias; disponibilizar mercadoria; aux. na documentação; conhecer os modais a utilizar; escolher embalagem adequada; fornecer toda documentação necessária para o transporte;
* Importador: tem que carregar a mercadoria; providenciar as documentações do seguro; contratar transporte;
Entrega: não especifica nada em relação a entrega.
2. FCA
Para qualquer tipo de produto e transporte.
A mercadoria pode ser disponibilizada tanto no país exportador quanto no país vizinho.
O exportador entrega a mercadoria para o transportador indicado pelo importador.
Para esse incoterms não há variantes (alterações nos incoterms).
Responsabilidades:
* Exportador: Embalar mercadorias; Providenciar documentação de liberação das cargas; Fazer carregamento até o destino combinado. * Importador: Providenciar transporte ate destino final; contratar seguro da carga;
3. FAS
Pode ser utilizado para todas mercadorias, sendo utilizado exclusivamente no transporte marítimo, a entrega e feita quando a mercadoria e colocada ao lado do navio que foi contratado para o transporte.
Responsabilidades:
* Exportador; Embalar mercadorias; transporte até o porto; liberação de mercadorias para importação; contratação do seguro; auxiliar o importador; * Importador: Custos do transporte marítimo; Movimentação da carga no porto; seguro do transporte marítimo; carregamento e descarregamento do navio; tarifas alfandegarias; custos com inspeção da carga.
4. FOB
É um dos mais antigos termo do comercio marítimo. A responsabilidade do exportador vai ate que o produto seja carregado.
Fob estivado – porto responsável pelo carregamento.
Fob estivado, arrumado e amarrado –