Contas parimoniais
Curso: Administração
Disciplina: Contabilidade Geral I
Professor: Vanderlei Collor de Melo
CONTAS
PATRIMONIAIS
COMPONENTES:
ELYSON SOUZA
GABRIEL HENRIQUE MIRANDA
TAMIRES DURÃES DOS SANTOS
INTRODUÇÃO
O balanço patrimonial é parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis de uma entidade. Além do balanço, há a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a demonstração de origens e aplicações de recursos, exigidas pela atual legislação societária brasileira. São também consideradas demonstrações contábeis a demonstração do valor adicionado, a demonstração dos lucros e prejuízos acumulados e a demonstração do fluxo de caixa. Tais demonstrações devem ser sempre apresentadas acompanhadas de notas explicativas.
O Balanço patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente.
Contas Patrimoniais
O artigo 178 da Lei nº 6.404/1976 - Lei das sociedades por ações, alteradas pela Lei 11.638/07 e MP 449/08 ,estabelece o seguinte:
Art. 178. No Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
No Ativo e no Passivo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez e elegibilidade respectivamente, nos seguintes grupos:
* Ativo circulante;
É uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
Estão incluidos: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
* Ativo realizável a longo prazo
É qualquer conjunto de bens e direitos que irão realizar-se em mais do que um ano contábil, ou seja, 360 dias contados do ultimo dia do exercicio