Rezenha tempos modernos
O período de desenvolvimento do capitalismo industrial no século IX se caracterizava pelo êxodo rural, crescimento populacional e concentração de novas populações urbanas. As lutas operárias marcaram todo o século.
O filme focaliza a vida do operario na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.O trabalho visto era voltado apenas para a produção,a pesssoa que executava o serviço praticamente não existia,era vigiada para que não parasse de trabalhar e que a execução do trabalho seja perfeita.Engraçado que apesar de tudo,as linhas de produção trabalhavam como formiguinhas,cada um faz uma parte.
Os funcionários estavam alienados,agiam como se fossem máquinas.O trabalho era a vida deles,sem ele,nada seriam.Os periodos de desemprego colocava em perigo a sobrevivência da familia e a intensidade das exigências de trabalho e de vida ameaçava e ameaça a própria mão-de-obra,acusando riscos de sofrimentos especificos.
No filme, os operários não tinham horário de almoço,almoçavam na linha de produção que trabalhavam. O filme também mostra as desigualdades entre a vida dos pobres e das diferentes camadas sociais.O preconceito era grande.Quem não tinha trabalho e nao se adaptava as regras,se uniram e possuiram uma visao diferente da realidade,nao se deixando ser alienado pelo capitalismo.
Mas quem não possuia emprego,se sentia excluido e,para sobreviver sentiam que a solução era roubar. O filme mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.Pois, sempre tinha alguma pessoa comprando,e ate mesmo a companheira de Chaplin conseguiu um emprego por saber dançar e se apresentava em um bar burgues.
O patrão era livre para escolher as soluções que quisesse e,quando ocorria alguma manifestação ou greve,recorria a polícia,o representante do Estado agia em nome do patrão,como se fosse um