contas do balanço
A classificação das contas e o agrupamento das contas deve obedecer aos princípios contábeis geralmente aceitos e à legislação pertinente.
a) Ativo
As contas do ativo devem ser dispostas em ordem decrescente de liquidez e classificadas nos seguintes grupos: circulante, realizável a longo prazo e permanente.
O ativo circulante é composto das disponibilidades, dos direitos realizáveis no curso de exercício social seguinte e das despesas pagas antecipadamente.
No grupo do realizável a longo prazo, são classificados os bens e direitos que serão realizados após o final do próximo exercício social.
O grupo do ativo permanente está dividido nos seguintes subgrupos: a) investimentos:participações permanentes em outras empresas e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no circulante, nem no realizável a longo prazo.imobilizado e intangível; b) imobilizado: direitos que tenham por objeto a manutenção das atividades da empresa, ou que sejam exercidos com essa finalidade, bem como os direitos de propriedade industrial ou comercial e c) intangível: aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social
b) Passivo
As contas do passivo são classificáveis nos seguintes grupos: circulante, exigível a longo prazo, resultados de exercícios futuros e patrimônio líquido
No grupo do circulante ou do exigível a longo prazo tem por único critério a época de vencimento da obrigação. Assim, se a obrigação vencer antes do término do exercício social subsequente deve ser classificada como circulante; caso contrário, deve ser classificada no longo prazo.
Os resultados de exercícios futuros são classificadas as receitas já recebidas referentes a bens ou serviços ainda não concluídos.
c) Patrimônio líquido
O patrimônio líquido divide-se em:
• Capital social: representa a contribuição dos proprietários para a formação e manutenção das atividades da empresa.
• Reservas de capital: recursos