Contadores com carga paralela
Muitos contadores síncronos (paralelos) disponíveis na forma de CI’s são projetados para serem contadores com carga paralela (presettable); em outras palavras, podem ser inicializados com qualquer contagem inicial desejada assíncrona (independente do sinal de clock) ou sincronamente (na transição ativa do sinal de clock). Essa operação de inicialização também é denominada carga paralela do contador.
A figura 7.12 mostra o circuito lógico para um contador crescente de três bits com carga paralela.
As entradas J, K e CLK estão ligadas para a operação como um contador crescente paralelo. As entradas assíncronas PRESET e CLEAR estão ligadas para que se realize a carga assíncrona do contador. O contador é carregado com qualquer contagem desejada, a qualquer instante da seguinte maneira:
1. Aplique a contagem desejada nas entradas paralelas de dados, P2, P1 e P0.
2. Aplique um pulso de nível BAIXO na entrada de carga paralela (PARALLEL LOAD), PL\.
Esse procedimento realiza uma transferência assíncrona dos níveis em P2, P1 e P0 para os flip-flops Q2, Q1 e Q0, respectivamente. Essa transferência forçada ocorre independentemente das entradas J, K e CLK. O efeito da entrada CLK será desabilitado enquanto PL\ estiver em seu estado ativo (nível BAIXO), visto que cada FF terá uma de suas entradas assíncrona ativada enquanto PL\ = 0. Uma vez que PL\ retorne para nível ALTO, os FF’s podem responder às entradas CLK e podem prosseguir a operação de contagem crescente iniciando a partir do valor carregado no contador.
Esssa carga assíncrona é usada por muitos CI’s de contadores, tais como o 74ALS190, 74ALS191, 74ALS192 e 74ALS193 da família TTL e os equivalentes CMOS, 74HC190, 74HC191, 74HC192 e 74HC193.
Carga síncrona
Muitos CI’s de contadores paralelos usam carga síncrona, em que o contador é carregado na transição ativa do mesmo sinal de clock usado para a contagem. O nível lógico aplicado na entrada determina se a transição ativa do